Categoria: Viagem
 
15 de dezembro de 2015

image

Os espanhóis tem um costume bem peculiar nas refeições, de nome engraçado para nós, o “pica pica” nada mais é que passar horas degustando aperitivos. Enquanto aqui, nós nos reunimos em torno de uma mesa para uma refeição completa, lá eles gostam de apreciar um bom drink, e comer um pouquinho de cada coisa, geralmente pratos tradicionais como as croquetas.

E se você quer ter uma experiência única de pica pica, não pode deixar de visitar o Mercado de San Miguel, nossos assunto do post de hoje. Preparado para um tour gastronômico pela culinária espanhola? Então vem comigo!

image

O Mercado de San Miguel fica na região central de Madrid, e está sempre movimentado na hora do almoço. Mas o atendimento é rápido e as comidas tem um preço super amigo.

Por lá você encontrará desde comidas típicas normais, até alguns pratos mais exóticos como ostras e o tal do “gulas” um peixinho que mais parece macarrão.

image

Comece provando um dos produtos espanhóis mais apreciados por lá, o Jamón Ibérico. O Jamón é uma espécie de presunto cru curado, feito a partir da pata/pernil do porco, de sabor bem peculiar e marcante. Existe uma infinidade de marcas e categorias, e cuidado pois os preços podem beirar o absurdo!

Outra comida típica que eu colocaria nessa categoria é o Fuet, uma espécie de linguiça curada com gosto bem parecido com salame. Lá no mercado de San Miguel eles são vendidos em pequenas porções, e variedade de sabores, ideais pra dividir com os amigos e provar a especiaria. Desse eu gostei bastante!

image

Gosta de se aventurar com comidas mais exóticas? Claro que você vai amar provar essas peculiaridades por lá! Bom, ostras são normais e bastante consumidas aqui no Brasil… Mas tem o tal do Gulas, esse peixinho branco, e bem estranho, da foto abaixo. Claro que eu passei de provar essas especialidades marítimas né?! hahahaha

IMG_0126

Se você curte peixes e frutos do mar, vale provar também a croqueta de bacalhau. Aliás, por falar em croquetas, eu amei esse negócio! Sim, ela se parece com o croquete que temos aqui no Brasil, porém lá eles tem a versão de carne ou de jamón.. Uma friturinha que sem dúvidas vale a caloria.

image

Depois de provar algumas dessas comidinhas, é hora de partir para uma boa taça de vinho e, claro, uma porção de Paella, o prato mais típico da espanha.

A Paella é um prato à base de arroz e açafrão e preparado em uma panela que parece uma frigideira gigante, podendo ser incrementado com frutos do mar, linguiça, frango… Na verdade existem algumas versões, mas a mais tradicional é a com frutos do mar mesmo.

IMG_0127

image

Quando eu descobri que eles tinham uma versão só de frango e linguiça, claro que me joguei com força né?! Gostei tanto, que quando voltamos pra Madrid no final da viagem eu quis voltar lá pra comer de novo. Acho que pagamos em torno de 5 euros a porção individual, que por sinal é super bem servida.

image

image

Além de consumir algumas calorias, o legal do Mercado de San Miguel é poder mergulhar um pouco mais na cultura espanhola. Não só pelas comidas, mas por lá é possível ver um pouco da alegria do povo espanhol, observar de perto mais sobre a cultura das pessoas que frequentam o local sabe?

image

image

Outra coisa legal de se fazer por lá é aproveitar para comprar alguns temperos típicos, dica do #luhdecasa. Por lá é possível encontrar açafrão, azeites da melhor qualidade, trufas negras e brancas, uma verdadeira infinidade de temperos deliciosos e com preços bem bons.

image

Não, trufas não são aquelas delicias de chocolate não! São uma espécie rara de cogumelos que são encontradas por cães treinados para isso. Uma especiaria rara, e muito apreciada na alta gastronomia.

image

 Sem dúvidas esse é um passeio que você tem que incluir em seu roteiro por Madrid. E traga umas croquetas na mala pra mim hein?!





1
16 de dezembro de 2015 às 9:10 AM

Luhhh
acho muito legal m uma viagem alem de pontos turisticos, conhecer a gastronomia do pais
Achei bem interessante o pica pica, bjs lindu

(Responder)