Categoria: Culinária
 
5 de dezembro de 2014

brie com geleia de damasco receita

Eu já contei pra vocês que apesar de detestar ratos, eu tenho impressão de ter sido um na vida passada?! Digo isso pois eu sou ALUCINADO por queijo, onde eu posso eu coloco queijo dos mais variados tipos. Mas confesso que quando quero algo especial, eu recorro sempre ao Brie, que é um dos meu queijos favoritos.

Mas como ele custa bem caro, e no máximo tá rolando uma muçarela no dia-a-dia, deixo pra comprar Brie em ocasiões especiais. E como o natal está chegando, eu resolvi fazer algumas receitinhas fáceis e rápidas aqui pra vocês, não necessariamente para o natal, mas em qualquer confraternização de final de ano, reunindo a galera, esses aperitivos caem super bem.

ingredientes brie com damasco

Para a nossa receita de hoje você vai precisar de apenas DOIS INGREDIENTES, então sem desculpas pra não fazer em casa.

  • Queijo Brie – Use a quantidade que você achar suficiente, usei um pedaço de 200 gr.
  • 2 Colheres (sopa) de Geléia de Damasco.

Claro que dependendo dos seus dotes culinários, você pode fazer uma bela geléia de damascos caseira, mas vamos usar a industrializada pra facilitar.

preparando queijo brie

O Brie é coberto por essa “casca” branca, e ao contrário da casca do provolone que é uma delícia, a do Brie não é nada saborosa. Então o primeiro passo é retirar a parte branca de cima.

Feito isso, nós vamos levar nosso queijo para o microondas, mas muito cuidado pois 1 segundo de descuido você derrete o queijo todo. Eu gosto de colocar de 10 em 10 segundos, e para o resultado desta receita eu deixei por aproximadamente 25 segundos.

preparação brie com damasco

Dependendo da consistência da geléia, também será necessário dar uma aquecida. Coloquei as duas colheres em um potinho por 1 minuto no microondas e obtive a textura que eu queria.

Queijo e geléia prontos? Agora vem o passo mais difícil (SQN) é só espalhar a geléia por cima do queijo e está PRONTO.

receita brie com damasco

Depois é só acomodar algumas torradinhas, e decorar dá maneira que você preferir. Eu gosto de usar as torradas de pão pita [essas aqui], mas não encontrei pra comprar. Mas você pode usar a de sua preferência.

papai noel tag

Gostei do resultado de usar o papai noel para a TAG do prato, uma ótima opção para a ceia de natal onde vira aquela confusão de carnes, aves e acompanhamentos e ninguém sabe o que é o que. O papai noel mantém o clima natalino, e fica bonitinho né!?

receita entrada brie com damasco

Vou confessar que eu amei ter feito essa receita pra vocês, principalmente por ter me atracado com o Brie depois. Quem tem reservas com comida agridoce, ou com damasco, tente ao menos provar pois os sabores são bem suaves, uma verdadeira delícia.

Me contem nos comentários se querem ver mais receitas desse tipo por aqui.