Categoria: Cabelo
 
26 de janeiro de 2016

hidratacao-no-cabelo-2

Você sabia que cabelo de homem também precisa de hidratação? Não pensem vocês que é apenas uma frescura, é um procedimento simples e que faz toda a diferença na aparência e saúde dos seus fios. Então resolvi fazer esse post/guia explicando um pouco melhor o passo-a-passo de uma hidratação simples, eficáz e que você pode fazer em casa mesmo.

Nosso cabelo está diariamente exposto à agressões cotidianas, seja pelo uso de secador, finalizadores (gel, pomada, spray), poluição, ou até mesmo os raios solares. E assim como nossa pele, os fios também exigem um cuidado extra. Coisa simples, e que vai te tomar uns 30 minutos a cada 15 dias, mas que sem dúvida fará toda a diferença na aparência e saúde dos fios.

O processo é simples, e indico que você faça pelo menos a cada 15 dias… Eu faço semanalmente em casa, e sempre que vou no salão para retocar a tintura eu faço uma hidratação power por lá também. Mas isso é um assunto para um próximo post, se quiserem me contem que eu faço um resumão de hidratações ok?!

CabeloRuivoMasculinoLuhRuivo-11

Eu gosto sempre de fazer esse processo em um dia que eu tenha mais tempo e esteja tranquilo, geralmente aos finais de semana, pois posso ir e voltar pro banho quando eu bem quiser. Aproveito esse tempo pra cuidar de tudo, fazer uma máscara no rosto, esfoliar o corpo…e hidratar a juba.

O primeiro passo é lavar o cabelo, (Ah, cê jura? hahahaha) muito bem lavado e de preferência com um shampoo antirresíduos. Não adianta nada fazer uma espuminha e tá pronto, a intenção nesse passo é abrir a cutícula dos fios para que a hidratação penetre direitinho. Eu aplico o shampoo de 2 a 3 vezes para sentir que os fios estão bem limpos, você pode facilmente sentir que está no ponto pois os fios ficam com textura porosa e peguentos, experimente passar a mão jogando o cabelo pra trás que você vai entender do que estou falando.

como fazer hidratação cabelo masculino em casa

Mint Clear da Redken | Energic L’oréal Homme | Revlon Control Shampoo | Pré Shampoo Antirresíduos Pantene

Talvez você não encontre o shampoo antirresíduos com facilidade, um bom shampoo transparente já vai ser um excelente aliado. Meu favorito é o transparente da Pantene, que é encontrado facilmente em qualquer supermercado ou farmácia.

Fios limpos? Vamos para o próximo passo… a hidratação! Bom, existem inúmeros produtos disponíveis no mercado hoje em dia, tem de várias marcas e para todos os bolsos e gostos. Só uma dica, esquece o condicionador que você usa no dia-a-dia, aqui o produto tem que ser mais power.

Eu geralmente intercalo entre essas três opções de produtos, e vou falar um pouco sobre cada uma delas pra vocês. Lembrando que todos trarão algum benefício pros seus fios, e se você puder investir um pouco mais de dinheiro em um produto mais caro, nesse caso, melhor ainda.

Mas veja bem, eu SEMPRE fiz hidratação em casa independente se eu podia comprar o produto top de linha ou não, o importante é você testar e encontrar um produto que deixe seus fios com uma textura e aspecto legais. Já usei as mais variadas marcas possíveis e existentes no mercado, e baseado nessa experiência que eu digo que um produto bem formulado faz toda a diferença.

como fazer hidratação cabelo masculino em casa-3

Ampolas de Hidratação – Elas são o produto do momento! Várias marcas lançaram suas versões de ampola de hidratação, com promessas e benefícios distintos mas sempre com o foco no saúde dos fios. No cabelo masculino meia ampola é mais que o suficiente para uma aplicação, então rende que é uma beleza. Eu geralmente uso ampolas em viagens, e me ajudam muito. Deixo uns 5 minutinhos no cabelo e já dá um up no visual.

como fazer hidratação cabelo masculino em casa-2

Marrocan Oil | Anabolizante Capilar | Masque Thérapiste da Kérastase

Máscaras de Hidratação – Podem me chamar de “o louco das máscaras”, eu sou mesmo! Tenho umas 3 diferentes abertas no box e vivo intercalando. Para o total aproveitamento da máscara a dica é deixar ela agindo uns 20-30 minutos nos fios, e é ai que entra aquele tempo extra que falei pra vocês lá em cima. Eu aplico bem nos fios (se possível evitando a raíz), massageio e penteio ele todo pra trás. Ai vou pro computador, assistir vídeos no youtube (você pode assistir os meus aqui momento jabá no meio do post) e deixo ela lá agindo o máximo que der/puder/conseguir.

como fazer hidratação cabelo masculino em casa-4

Concentré Densifique Kérastase | Argan da Inoar

Boosters ou Shot – Ultimamente eles tem entrado mais no gosto popular, pois começaram a ser comercializados para cuidados em casa. Geralmente os Shots de hidratação eram importados e usados em salões. Mas hoje em dia tem de várias marcas e o acesso ficou mais fácil. O shot é um produto de hidratação mega concentrado, que eu uso geralmente diluído na máscara de hidratação ou puro mensalmente.

Bom, depois que você escolher o produto da sua preferência (vai testando um pouco de cada para você ver o que mais te agrada), é só deixar agir no tempo estipulado e lavar. Geralmente no dia da hidratação eu costumo secar o meu cabelo no secador depois, eu sinto que ajuda a penetrar tudo e finalizar direitinho sabe? Mas ai é bem opcional, caso você não goste/queira não precisa secar.

Ah, sobre hidratações caseiras… Mistura abacate + ovo + manteiga + bicarbonato + babosa + maizena = Pode até ser que mude um pouco a textura ou dê brilho aos cabelos, mas gente vamos pensar o seguinte:

Se o abacate tem um ativo que faz bem para o cabelo, a máscara que você comprou na farmácia tem esse mesmo ativo mil vezes melhorado em laboratórios por alguém que entende do assunto. Então vamos levar em consideração que alguém formulou esse produto e fez dele a melhor versão do abacate pra você poder usar única e exclusivamente nos seus cabelos.

Veja bem, não estou dizendo que as hidratações “naturais” não funcionem, mas são métodos paliativos, de eficácia curta e superficial.

Pode ser que você não veja uma mudança radical na primeira hidratação, geralmente isso não acontece. É com o tempo, e com sessões periódicas de cuidados que você vai notando os fios diferenciados, com aspecto bacana, movimento e, principalmente, saúde.





1
26 de janeiro de 2016 às 4:03 PM

AMEI SUAS DICAS,….
CUIDAR EM CASA ECONOMISA MUITO NE?
BJSSSS

(Responder)

gravatar Alonso Junior
2
1 de maio de 2016 às 8:28 PM

Oi Luh! Bem, eu tenho o cabelo bem curto, aí quando vou hidratar com a máscara e comum que pegue um pouco a raiz. Tem algum problema? Valeu, você é incrível!

(Responder)